Agora os turistas do Reino Unido podem fazer compras Tax Free em Portugal
Com a saída do Reino Unido da União Europeia em 31 de dezembro de 2020, os residentes do Reino Unido (Inglaterra, Escócia e País de Gales) poderão ter acesso ao reembolso do IVA em compras feitas em Portugal, já a partir do dia 1 de janeiro de 2021.
Uma oportunidade para os turistas britânicos fazerem mais compras
O Reino Unido é um dos principais mercados emissores de turismo para Portugal, com mais de 2,12 milhões de hóspedes britânicos registados em 2019. As compras feitas em lojas em Portugal por estes turistas atingiram os € 79 milhões3, nos sectores de Moda, Acessórios e Retalho Não Especializado.
Considerando que os produtos em Portugal já são, em média, 5 a 10%4 mais baratos do que no Reino Unido, a vantagem adicional oferecida pelo Tax Free shopping vai constituir um atrativo muito importante para os turistas britânicos, cujo poder de compra permite antecipar um aumento de vendas em loja de até 20%, sendo, por isso, uma grande oportunidade para os comerciantes nacionais poderem maximizar as suas receitas em loja.
Como funciona o Tax Free Shopping para os turistas britânicos que visitam a Portugal?
Os turistas britânicos residentes em Inglaterra, Escócia e País de Gales serão classificados como cidadãos residentes fora da UE e estarão, por isso, sujeitos aos mesmos critérios de elegibilidade que qualquer outra nacionalidade extra comunitária.
Os requisitos são os seguintes:
Os turistas britânicos que usufruírem da isenção de impostos terão de apresentar o seu passaporte, em conjunto com um documento separado que comprove que a morada de residência é em Inglaterra, Escócia ou País de Gales.
Assim que a elegibilidade for determinada, seguir-se-á o processo normal de preenchimento de um formulário Tax Free, que deverá ser validado na alfândega ao deixar a UE (antes de voltar ao Reino Unido) e ser submetido à Global Blue para receber o reembolso.
1 Dados de 2019 do Turismo de Portugal
2 Turismo de Portugal
3 SIBS Analytics
4 Global Blue analytics : based on the price comparison over 30 products from 5 luxury brands in London on one hand vs. in Paris and Milan on the other hand, in Q4 2019. Global Blue Tax Free Shopping Data.
Data: 14 de Abril 2021