IMPORTANTE
a partir de 1 de janeiro de 2021, os residentes do Reino Unido (exceto Irlanda do Norte) são elegíveis para compras TAX FREE no seu país. Saiba mais

Global Blue lança Guia de Boas Práticas para “Compras Seguras Tax Free”

Dístico “Shop Safe Tax Free”

• O Guia é destinado às lojas e assenta num processo totalmente digital.
  • O Guia baseia-se em cinco passos simples, mais seguro, mais rápido e sem filas de espera.
  • Experiência de compra Tax Free 100% digital via smartphone.
  • Dístico “Shop Safe Tax Free” disponível para comunicação online ou offline pelas lojas e marcas.

Lisboa, 15 de junho de 2020

No dia em que são reabertas as fronteiras, a Global Blue anuncia o lançamento do Guia de Boas Práticas para Compras Seguras Tax Free, baseado num processo que vai permitir aos clientes internacionais uma experiência de compra Tax Free com toda a segurança e confiança.

O Guia de Boas Práticas desenhado pela Global Blue identifica um processo composto por cinco passos, desde a cerimónia de venda adaptada à nova realidade, passando pela emissão do Tax Free integrado, os pagamentos digitais, e o serviço pós-venda com reembolso de IVA automático via smartphone.

A cerimónia de venda irá adaptar-se à nova norma, garantindo o cumprimento de todas as medidas de segurança, nomeadamente a distância social e o número limitado de clientes no interior da loja por m2.

Renato Leite, Managing Director da Global Blue, refere que “a criação deste Guia de Boas Práticas surge em resposta da necessidade de adaptação do comércio a retalho, em Portugal, à nova norma no turismo de compras e à evidente procura, por parte dos clientes internacionais, de uma experiência de compra Tax Free segura. À semelhança do selo “Clean&Safe”, a comunicação das boas práticas pode aumentar e reforçar a competitividade do país enquanto destino de compras e das marcas aderentes a esta iniciativa.”

O processo digital da “Compra Segura Tax Free” compreende a captura automática dos dados do passaporte e a integração da informação com o software da loja, através de um leitor 3D, evitando o respetivo manuseamento. Este procedimento pode também ser levado a cabo por uma aplicação móvel Tax Free com câmara integrada para o efeito, com um iPad, smartphone ou terminal.

Estas inovações reduzem o tempo de espera de atendimento em loja e ajudam a superar o obstáculo do limite de número de clientes no mesmo espaço.

O Guia de Boas Práticas agora lançado, incentiva a aceitação de pagamentos digitais como medida de segurança para evitar o manuseamento de dinheiro, através de wallets como Alipay ou WeChat Pay, fundamental para atrair, por exemplo, o cliente chinês, uma vez que é o seu meio habitual de pagamento.

A grande novidade é, contudo, a possibilidade de o lojista oferecer ao seu cliente uma experiência Tax Free totalmente digital. Este serviço, gratuito, consiste no acesso, por smartphone, à lista de compras, ao guia de reembolso e à opção de reembolso automático, com notificações em tempo real, através do número de telemóvel ou email do cliente fornecido no momento da emissão do Tax Free.

O cliente pode, deste modo, gerir as suas compras Tax Free e optar pelo método de reembolso que lhe for mais favorável, seja para o seu Cartão de Crédito, Alipay ou WeChat Pay. O reembolso de IVA será automaticamente processado assim que o cliente tiver a validação digital da alfândega portuguesa e as notificações em tempo real irão ajudá-lo a seguir todos os passos do processo.

Em tempos de grande preocupação com a segurança, esta é a resposta inovadora e digital lançada em Portugal pela Global Blue para apoiar as lojas na dinamização das Compras Tax Free.

As marcas interessadas e que sigam as boas práticas enumeradas poderão solicitar à Global Blue o dístico “Shop Safe Tax Free” como elemento para a sua comunicação online ou offline junto dos clientes internacionais.

Para mais informações, clique aqui